Ao general Mourão: somos malandros e indolentes, mas a “culpa” pode ser dos brancos, né?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O general da reserva Mourão, candidato a vice-presidente na chapa liderada por Jair Bolsonaro, lascou o pau da goiaba: o brasileiro é um povo indolente e malandro. Sim, general, o senhor, ao meu ver, tem razão. Temos, majoritariamente, esse tipo de comportamento  deplorável. Só não concordo com o senhor quando aponta para a causa. Para o senhor, general Mourão, a malandragem é herança dos pretos e a indolência vem dos indígenas. Eu fico aqui me perguntando como essas duas minorias conseguiram “contaminar” a maioria branca… Não seria mais coerente imaginar que seria o inverso, os brancos é que influenciaram negativamente? Não tenho a menor ideia, general.

Aliás, é difícil encontrar unanimidade nesse tema mesmo entre aqueles que passaram a vida toda ralando nos bancos escolares. Alguns, por exemplo, chegam a dizer que isso tem a ver com o clima tropical – quente e úmido. Pode ser, mas sei lá se é isso ou qualquer outra coisa.

Entendo, general Mourão, que muito mais importante do que apontar para esta ou aquela causa é manter um comportamento melhor. Acredito que o senhor faça isso. Então, que tal passar a sua boa influência aos demais ao invés apontar o dedo. O dedo apontado não muda nada, general, acredite. Provavelmente, só faz piorar o que já é péssimo.