alvaro-guimaraes

Conexão: Álvaro Guimarães se tornou grande favorito para Presidência da Assembleia Legislativa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Uma das eleições mais complicadas do mundo político estadual é a da Presidência da Assembleia Legislativa. Porém, ao contrário do que já aconteceu algumas vezes na Câmara Municipal de Goiânia, a definição no legislativo estadual costuma ocorrer com alguma antecedência. Ganha destaque quem consegue se articular melhor e de forma mais abrangente dentro das muitas tendências políticas internas. É o caso atual do deputado Álvaro Guimarães.

alvaro-guimaraes

Nos bastidores comenta-se que Álvaro tem o compromisso do governador eleito Ronaldo Caiado para sua pretensão. Tudo realmente aponta nessa direção. Caiado teria se comprometido com o apoio ao deputado, que foi um dos primeiros políticos do 1º escalão a deixar a base aliada estadual comandada pelo PSDB para apoiar a então ainda isolada candidatura de Ronaldo Caiado. Desde então, a corrente pró-Caiado só fez crescer não apenas na base aliada como também nos chamados partidos independentes. Álvaro, nesse contexto, foi uma espécie de abre-alas que quebrou o isolamento vivido pela candidatura Caiado.

A disputa pela Presidência da Assembleia Legislativa porém passa ao largo do apoio do governador. Os deputados estaduais se sentem à vontade para ouvir o que o governador diz, mas decidem com enorme autonomia. Exemplo desse histórico – que não significa rebeldia – foi a eleição do deputado Samuel Almeida, em 2004. Ele peitou o Palácio das Esmeraldas e foi eleito para comandar o legislativo.

Álvaro Guimarães não tem esse mesmo estilo, de enfrentamento. Ao contrário, ele é conciliador de mão cheia. Reeleito para o sétimo mandato como deputado estadual, ele coleciona também cargos na estrutura interna do legislativo. Nos últimos dois anos, exerce a Presidência da mais importante comissão da Assembleia, a de Constituição, Justiça e Redação.

Internamente, a eleição para a próxima Mesa Diretora, em fevereiro do ano que vem, já é considerada como fatura liquidada. Álvaro Guimarães é o grande favorito. Há ainda o deputado Iso Moreira na parada, mas comenta-se que ambos – com perfil conciliador – devem se acertar. Álvaro tem o apoio do governador eleito, o que soma bastante, e conseguiu se apresentar bem entre os deputados reeleitos, além de ampliar seu leque de apoio entre os deputados recém-eleitos. Ele alcança essa posição principalmente pela sua imensa capacidade de somar apoios.