água e óleo

Diário íntimo… Triste nação dividida

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Não tem como funcionar dessa forma. Povo algum conseguiu na história da humanidade. Desde os primórdios. Mamutes só foram abatidos para a sobrevivência da tribo com a união e esforço comum de todos. A sobrevivência depende de pelo menos um mesmo senso, uma mesma direção, uma só meta. O oposto disso, quando uma turma puxa para um lado, e a outra puxa para o outro, é cabo-de-guerra.

Dito isso, eis o Brasil.

Somos uma nação que se emociona com a narrativa do caos, que se embandeira com a divisão, que se apaixona pela caudilhesca versão de que apenas a vitória vale a pena, e para atingi-la justifica-se até sacrificar os últimos vestígios de algum escrúpulo da própria consciência.

água e óleo

Eis o Brasil. Eis o triste Brasil. Nós o construímos assim como ele está. Nós fizemos por merecê-lo.

Pobre nação em que os “heróis” que vencem, perdem a empatia pelos vencidos, legando como vitória somente parcelas de ódio e incompreensões despudoradas de ética. Pobre nação dividida que não se percebe como autora de um futuro pela metade.

Eis o Brasil que não aprende com os erros que se acumulam e desaprende nos eventuais e fortuitos acertos, desmitificando assim até a mais débil esperança.

Pobres brasileiros que vivem seus imaginários nirvanas através de “salvadores da pátria” que não oferecem nada além de rancores e demônios.

E assim caminha o país, dividido, parcelado, reunido em becos como se deles se pudesse construir para o todo. Nos lascamos. Não há futuro, mas somente mais do mesmo com doses esporádicas de algum otimismo. Perdemos valores e vivemos conceitos ou, o que é pior, apenas preconceitos.

O que fazer? Não sei. Talvez se déssemos uma chance ao amor e compreensão antes de odiar teríamos pelo menos algo em comum. Mas… não. Essa é a minha utopia. Muitos também a tem, mas é somente uma utopia, uma miragem desejada. O Brasil tornou-se previsível e cansativo demais ao ponto de matar possibilidades. Está ruim, e vai piorar.

Triste país que incentiva a divisão entre os seus.