Finalmente, 2019 vai começar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O ano começou no réveillon, certo? Bem, para os pobres mortais, sim, o primeiro mês de 2019 já rodou inclusive. Para o Estado brasileiro, a resposta é não, o ano só vai começar agora. Parece coisa de maluco, não é mesmo? Pois é, em janeiro, além da posse nos governos estaduais e da União, nada mais aconteceu.

praia-maresias-2017-1

Na sexta-feira, dia primeiro, acabou oficialmente o ano legislativo, e agora começa a nova legislatura, essa que vai governar com os novos governadores e presidente. No Poder Judiciário, fim de chinelo e praia com a retomada da rotina pós recesso. E para inúmeras Assembleias Legislativas o descanso vai continuar até dia 15, quando vão ser reabertos os chamados “trabalhos”.

Durante todo o mês de janeiro, os Executivos não puderam trabalhar pautas novas e urgentes. A promessa agora, tanto em Brasília quanto nas capitais estaduais, é começar a desembrulhar os “pacotes” de medidas que precisam passar pelo crivo dos legislativos.

É, sim, uma enorme estupidez. O Brasil, país com milhões de pessoas caminhando para o lado, sem condições de avançar na melhoria da qualidade de vida, jogou um mês inteiro na lata de lixo. E o que é pior, pagando caríssimo para manter as máquinas administrativas inutilizadas. Se não produzem, por que recebem?