CAIADO-DANIEL-JOSE-ELITON-FOTOS-REPRODUCAO-ok-620x350 (1)

Fortiori/Diário da Manhã: pesquisa foi realizada antes do programa eleitoral, e mostra liderança tranquila de Ronaldo Caiado

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Os três principais e mais creditados institutos de pesquisa de Goiás, Serpes, Grupom e Fortiori – não exatamente nessa ordem – pesquisaram os humores do eleitorado goiano em relação à disputa pelo governo do Estado e também para o Senado. A pesquisa Fortiori, a mais recente entre os 3 institutos, esta publicada na edição de hoje do jornal Diário da Manhã, e apresenta números rigorosamente idênticos aos demais, respeitada pequenas oscilações dentro da margem de erro. A nota  destoante é somente para o Senado. Fortiori e grupom – como de resto fazem todos os grandes institutos nacionais – somam os votos de 1ª e 2ª opções, obtendo assim o percentual. O Serpes também faz essa soma, mas divide o resultado por 2, o que rebaixa os percentuais de todos os candidatos.

CAIADO-DANIEL-JOSE-ELITON-FOTOS-REPRODUCAO-ok-620x350 (1)

Para o Fortiori, o senador Ronaldo Caiado lidera a corrida sucessória com larga vantagem sobre seus principais concorrentes, com 38,7%. A segunda posição mostra empate técnico entre o deputado federal Daniel Vilela, com 12%, e o governador José Eliton, com 10,5%. A margem de erro do instituto é de 3,5% para mais ou para menos. A alienação eleitoral, identificada pelo Fortiori como “indecisos/não sabe” e “branco/nulo”, soma 30,7%. Assim, em votos válidos, Caiado está com 55,8%, o que lhe daria vitória no 1º turno. Se aplicada a margem de erro para menos, a intenção de votos válidos cairia para o limite da possibilidade de vitória em turno único: 50,9%.

Esses números, no entanto, refletem situação anterior ao início da propaganda eleitoral no rádio e televisão, fase considerada como a mais aguda e importante das campanhas eleitorais no país. O levantamento Fortiori foi a campo entre os dias 26 e 31 de agosto. Portanto, a pesquisa não colheu as primeiras impressões do eleitorado com a campanha no rádio e TV, que começou somente no último dia da pesquisa.

Como este foi o primeiro levantamento do Fortiori, e tecnicamente não se pode comparar números de institutos diferentes, não há dados suficientes para estabelecer uma evolução dos percentuais entre os candidatos.

Nota do editor: por decisão editorial, este site divulga somente pesquisas realizadas pelos institutos Fortiori, Serpes e Grupom, considerados como sendo de altíssima credibilidade no mercado político de Goiás. Trata-se somente de um critério interno, e não significa que os demais institutos não sejam considerados coerentes e sérios.