Instâncias superiores , incluindo o Supremo, confirmaram a maioria das decisões de Sérgio Moro. O que isso significa?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Inicialmente, uma pergunta óbvia: por que o Judiciário brasileiro tem 4 instâncias? A resposta, igualmente óbvia, é: para que, no conjunto, as possibilidades de cometimento de uma injustiça seja a menor possível. Isso posto, encontra-se com os resultados dos trabalhos presididos pelo então juiz Sérgio Moro, que dirigia a operação Lava Jato: a esmagadora maioria de suas decisões foram corroboradas pelas instâncias superiores, incluindo o próprio Supremo Tribunal Federal.

Sérgio Moro 01

A condenação de Lula por crime de corrupção – entre outros – já percorreu de maneira definitiva 3 das 4 instâncias do Judiciário brasileiro, e ele perdeu em todas. O vazamento das conversas entre o presidente da operação Lava Jato, juiz Sérgio Moro, e o chefe da equipe de procuradores federais, Deltan Dallagnol, exatamente sobre questões ligadas a esse trabalho, não deve, portanto, servir como cadafalso da própria operação Lava Jato. Eventuais erros que possam ter sido cometidos devem ser levados em conta, analisados e corrigidos, mas o mais fantástico combate ao crime organizado montado no centro do poder político brasileiro não pode ser resumido por esses erros e algum tipo de exagero. Exagerado mesmo foi o que aconteceu no submundo criminoso praticado por muitos em prejuízo de todos.

A única coisa inquestionável na onda contrária a Sérgio Moro e Deltan Dallagnol e demais procuradores federais da operação Lava Jato é que não existem heróis e mitos. Nem de um lado e nem do outro.