dinheiro

Não é papo furado de Iris Rezende: Prefeitura de Goiânia recebe nota A do Tesouro, e anuncia pacote de obras

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

A Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia, confirmou o que o prefeito Iris Rezende tem afirmado desde o início deste ano sobre a recuperação e estabilização financeira da Prefeitura de Goiânia. Dos três pontos avaliados, a administração de Iris Rezende acumula duas classificações máximas, nota A, e uma média, nota B, e mesmo nesse caso houve uma melhora. Antes, era nota C, a mais baixa.

dinheiro

O Tesouro Nacional avalia que a Prefeitura de Goiânia exibe hoje a nota máxima no principal item: a capacidade de pagar dívidas, a Liquidez. Para se ter uma melhor ideia da evolução, no levamento anterior a nota era C. Ou seja, a nota indicava que a Prefeitura não tinha condições de pagar dívidas. A única nota mantida foi a que mediu a capacidade de poupança, nota A.

Com essas informações positivas, o prefeito Iris Rezende pretende ir atrás da conclusão de um financiamento na Corporação Andina de Fomento, que foi negociado ainda na gestão de Paulo Garcia, mas que havia esbarrado na nota C de Liquidez apresentada na época, 2015, e que persistiu até o salto atual.

O dinheiro, pouco menos de 400 milhões de reais, será usado integralmente na recuperação e reconstrução de cerca de 600 quilômetros de ruas e avenidas da cidade, que tem a pavimentação já fora das melhores condições de manutenção. A Prefeitura anunciou que pretende investir, no total, cerca de 1 bilhão de reais até o final do ano passado. Entre as obras previstas estão três trincheiras e viadutos, na avenida 90, marginal Botafogo e no Jardim Novo Mundo. (com informações da Secretaria do Tesouro Nacional e O Popular online).