Bolosonaro V da vitória

O dia B

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O Brasil viverá hoje o seu dia B. B de Jair Bolsonaro. Tanto no caso de sua esperada vitória nas urnas como se uma inusitada virada de último momento acontecer a favor de Fernando Haddad. Será o dia B independentemente do resultado.

Bolosonaro V da vitória

Jair Bolsonaro jamais foi o cara a ser batido durante todo o 1º turno da campanha, muito embora tenha liderado o processo desde o início. As pesquisas jamais deixaram de apontá-lo como favorito, e ainda assim todos os demais concorrentes permitiram que ele navegasse tranquilamente rumo ao 2º turno porque imaginavam que seria ele o candidato ideal para ser moído no 2º turno. Não é isso o que ocorreu até aqui.

Bolsonaro chega ao dia da eleição francamente favorito. Todos os institutos de pesquisa, inclusive os grandalhões badalados como Ibope e DataFolha, insuspeitos de o beneficiarem, indicam que ele será eleito ao final da votação. A única dúvida é quanto ao tamanho dessa vitória. Até ontem, no cenário mais apertado – registrado pelo Ibope – a vantagem dele, já com limite de margem de erro aplicada, era de 6%. No melhor cenário, entre esses dois institutos, Bolsonaro poderá vencer com 12% de folga – registro do DataFolha, igualmente com margem de erro totalmente aplicada.

A se conferir logo mais no início da noite deste domingo se o “dia B” será o da vitória de Bolsonaro ou da mais improvável reviravolta eleitoral de toda a história.