Pesquisas para o Senado com duas vagas em jogo são sempre complicadas. Serpes adota metodologia controversa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Todos os institutos de pesquisas eleitorais no Brasil sofrem bastante com as pesquisas para o Senado quando duas vagas estão em jogo – o que acontece a cada 8 anos. Não há qualquer exceção quanto a essa dificuldade. Talvez seja resultado de um fato: institutos trabalham com percentual cheio, de 100%, mas nesse caso o universo é exatamente o dobro, 200% – resultado dos dois votos que o eleitor pode dar desde em candidatos diferentes.

DataFolha, senador SP: 1º e 2º votos tem idêntico valor, se são somados

DataFolha, senador SP: 1º e 2º votos tem idêntico valor, se são somados

De qualquer forma, praticamente todos os institutos seguem uma metodologia: todos as intenções de voto – não importa se como 1ª opção do eleitor entrevistado ou se 2ª opção – são contados e computados da mesma forma, sem sequer apresentar ordem de “importância”. Todos, menos o Serpes. O instituo prefere adotar uma metodologia diferente.

Paraná Pesquisas, senador SP: não se aplica média aritmética como faz o Serpes

Paraná Pesquisas, senador SP: não se aplica média aritmética como faz o Serpes

O Serpes separa os votos de 1ª e 2ª opção e, depois, aplica uma soma entre os dois. Até aí, não há nada excêntrico. A separação das opções é somente uma informação a mais dentro do geral informativo que uma pesquisa tem. A esmagadora dos institutos “esquece” tal separação – que é somente um detalhe informativo – e faz exatamente como a Justiça Eleitoral na apuração: apresenta a soma de todos os votos e sua correspondência em termos percentuais.

O Serpes, ao contrário, pega a soma das duas tabelas, de 1ª e 2ª opções de voto, e aplica uma média aritmética, resultando num percentual que é exatamente a metade da soma geral das intenções de voto captadas junto aos pesquisados. O instituto garante que faz isso por razões óbvias. Os demais institutos não pensam da mesma forma.