Violência sem controle: Não é só no Rio de Janeiro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Desde o ano passado o Rio de Janeiro vem ocupando sistematicamente boa parte dos noticiários por causa da violência descontrolada. Policiais mortos, crianças atingidas por tiros, confrontos entre as forças de segurança e a bandidagem organizada. Enfim, um caos.

criminosos

Mas não é só o Rio de Janeiro que vive uma situação assim. Ao longo dos anos, o Brasil se tornou um dos países mais perigosos do mundo para se viver. Mesmo em cidades pequenas e nos Estados com economia periférica, os criminosos estão tomando as rédeas do país.

Na semana passada, o número de assassinatos em Pernambuco e Ceará disparou. Antes, Alagoas viveu o caos. Nenhuma novidade. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia também já enfrentaram piques assim. O poder do crime organizado é tão grande que nem o Estado mais rico do país, São Paulo, escapou da suprema humilhação, tento que se submeter a um autêntico toque de recolher imposto pelo PCC na capital e em algumas das principais cidades do interior.

Não há rota de fuga. Se o Estado brasileiro não reagir rapidamente, e voltar ao controle da situação, fatalmente em determinado momento poderá haver uma reação extra-governo, nos moldes dos esquadrões da morte.